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Começa a construção do novo polo aeroportuário do Brasil no Centro-Oeste
Concepção gráfica do projeto – Imagem: Antares Polo Aeronáutico
Imagem: Antares Polo Aeronáutico
Já adquiriram lotes no Antares empresas como Quick Aviação, Agrícola Cunha, H.Egídio Group, Sementes Santa Fé, Grupo Tecnoseg e Andreia Dourado. As outras partes do projeto ainda estão sendo traçadas.
A pista de pouso, com uma área de 54.000 m² (1.800 metros de extensão e 30 metros de largura), será capaz de receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores e bimotores, até o porte do Gulfstream 650, por exemplo. “Existe um estudo em curso para alargar a pista para aumentar a operação do aeroporto e receber aeronaves maiores”, disse Breno Luiz Rojas, gestor responsável pela obra.
Só na pista serão utilizadas 4.500 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos revestimentos mais utilizados em vias urbanas e rodovias brasileiras. “O uso do material agrega em termos de qualidade e é o que mais existe de moderno em pistas de aeroportos pelo Brasil”, disse Breno.
Em termos de sustentabilidade, o gestor explica que foi feito um estudo para o reaproveitamento da água da chuva na obra. “Toda a área do empreendimento nos torna autossustentáveis. Estamos desenhando um projeto para verificar se é viável financeiramente aplicar uma tecnologia de reaproveitamento da água”, disse.
Geração de empregos
Na primeira fase, serão cerca de 1.416.000 metros cúbicos de terra movimentados na obra até 2024, um montante total de 118 mil viagens de caminhões de terra. Entre as máquinas utilizadas na obra estão: 12 caminhões, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, quatro caminhões pipa, dois tratores e de oito a 10 rolos compactadores. Também são utilizadas retroescavadeiras, rolo de pneu, rolo liso, pá carregadeira, dentre outras.
Imagem: Antares Polo Aeronáutico
Hoje, o time de profissionais é composto por: um engenheiro civil, um encarregado geral, dois operadores de escavadeira hidráulica, dois operadores de motoniveladora, dois operadores de pá carregadeira, oito operadores de rolo compactador, quatro motoristas de caminhão pipa, um motorista de caminhão comboio, 10 motoristas de caminhão basculante, dois apontadores, um técnico de segurança, um greidista e um profissional da área administrativa.
Fonte: AEROIN