Estrutura, Paredes de Alvenaria e de Gesso Acartonado
Imprimir este tópico
O edifício B&B BUSINESS foi construído em concreto armado no sistema de lajes planas sobre pilares.
Atenção
As peças estruturais, pilares e lajes, de uma edificação em concreto estrutural:
- Não podem ser retiradas total nem parcialmente;
- Não devem ser sobrecarregadas além dos limites previstos em projeto;
- Se danificadas, precisam ser reparadas imediatamente.
| As cargas admitidas para serem colocadas sobre as lajes são: Lajes dos pavimentos tipos e do pavimento cobertura: 200 Kg/m². |
Não é permitido que sejam feitos buracos nas lajes devido ao risco de comprometer a sua estabilidade.
Todas as paredes da edificação têm função apenas de vedação e são em alvenaria de bloco de concreto ou bloco cerâmico ou de gesso acartonado.
É normal que, algum tempo após o término da construção, apareçam pequenas fissuras ou trincas nas paredes devido à deformação lenta do concreto. Também é normal o aparecimento de fissuras ou trincas devido a deformações originadas por variações térmicas. Além disso, todo edifício é formado por um conjunto de diversos materiais heterogêneos (concreto, blocos de vedação, revestimentos cerâmicos, etc.) que apresentam diferentes comportamentos quando sujeitos a dilatações térmicas ou a movimentações estruturais. As trincas e fissuras geradas por estes fenômenos naturais não comprometem a estrutura do edifício. Não se preocupe se isso acontecer, mas solicite a Assistência Técnica, que iremos fazer a correção dos problemas que forem de nossa responsabilidade (ver item 3.1 – “Prazos de garantia”), observando o descrito no item 5.1.2, “Deformação Lenta”.
A maioria das paredes, dentro do seu imóvel, poderá ser removida para efetuar modificações internas.
Atenção
Não podem ser removidas as paredes externas, paredes que dividem as salas (exceto para pavimentos corporativos ou salas conjugadas) e algumas paredes com tubulações embutidas.
Imprimir este tópico
Todos os materiais sofrem deformações. A maioria dos materiais sofre somente deformação instantânea. As deformações instantâneas aumentam na medida em que os esforços crescem e cessam assim que os esforços se estabilizam.
No concreto, entretanto, mesmo depois de estabilizados os esforços, as deformações ainda prosseguem por um período de até 3 anos. É o que chamamos de “deformação lenta”. A estabilização se dá após o término da obra e das mudanças dos moradores, quando passa a não mais haver alterações significativas de carregamento sobre a estrutura.
A deformação lenta é, portanto, um fenômeno natural das estruturas de concreto.
No seu edifício, as paredes são feitas em alvenaria de bloco cerâmico que se apoiam sobre estruturas de concreto. Como as alvenarias não têm flexibilidade suficiente para acompanhar as deformações da estrutura, também podem apresentar fissuras ou trincas.
Estas trincas, mesmo quando reparadas, podem voltar a aparecer, mas tendem a não se repetir passados 3 anos, por isso sugerimos deixar para recuperar as trincas a partir deste tempo decorrido.
Imprimir este tópico
Ao furar as paredes, tenha cuidado para não atingir uma tubulação de água, esgoto e prumadas elétricas. Evite fazer furos nas paredes onde se encontram os pontos de água, esgoto e QDL, pois as mesmas possuem tubulações embutidas. Sempre consulte os projetos antes de se fazer os furos necessários.
Em caso de furo na parede que venha a danificar a tubulação é necessário fechar imediatamente o registro que alimenta o ramal de água e contatar um encanador para fazer o reparo imediatamente.
Para melhor fixação de peças ou acessórios, use apenas parafusos com buchas especiais, conforme a Tabela para elementos de fixação em paredes de gesso acantonado.


Imprimir este tópico
Este sistema da edificação necessita de um plano de manutenção específico, que atenda às recomendações dos fabricantes, as diretivas da ABNT NBR 5674Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece os requisitos do sistema de gestão de manutenção de edificações. e normas específicas do sistema, quando houver;
Procure manter os ambientes bem ventilados. Nos períodos de inverno ou de chuva, pode ocorrer o surgimento de mofo nas paredes, decorrente de condensação de água por deficiência de ventilação, principalmente em ambientes fechados (armários, atrás de cortinas e forros de banheiro);
Combata o mofo com produto químico específico e que não danifique os componentes do sistema de vedação;
As áreas internas e a fachada da edificação devem ser pintadas conforme programa de gestão de manutenção do condomínio, a fim de evitar envelhecimento, perda de brilho, descascamento e eventuais fissuras que possam causar infiltrações. Realizar tratamento das fissuras para evitar infiltrações futuras;
Somente utilizar peças originais ou com desempenho de características comprovadamente equivalente.
A limpeza das paredes deve ser feita com um pano umedecido com detergente ou sabão neutro.
Com o passar do tempo a pintura perde o seu brilho, tendendo a ficar escura ou meio amarelada. Neste caso não adianta retocá-la. Pinte toda a parede ou todo o cômodo.
Não usar álcool ou produtos abrasivos.
| Periodicidade | Atividade | Responsável |
|---|---|---|
| A cada 1 ano |
Repintar os forros dos banheiros e áreas úmidas |
Empresa capacitada/ empresa especializada |
| A cada 1 ano |
Verificar a calafetação e fixação de rufos, para-raios, antenas, esquadrias, elementos decorativos etc. |
Empresa capacitada/ empresa especializada |
| A cada 2 anos |
Revisar a pintura das áreas secas e, se necessário, repintá-las evitando o envelhecimento, a perda de brilho, o descascamento e eventuais fissura |
Empresa capacitada/ empresa especializada |
| A cada 3 anos |
Repintar paredes e tetos das áreas secas |
Empresa capacitada/ empresa especializada |
Imprimir este tópico
- Se forem retirados ou alterados quaisquer elementos estruturais, como pilares, vigas, painéis, lajes, alvenarias estruturais ou de fechamento, conforme Memorial Descritivo de cada empreendimento;
- Se forem retirados ou alterados quaisquer elementos de vedação com relação ao projeto original;
- Se forem identificadas sobrecargas além dos limites normais de utilização previstos nas estruturas ou vedações.
Imprimir este tópico
Peças que apresentem desgaste natural pelo tempo ou uso.