Alugar ou comprar um imóvel para montar seu consultório?

Comprar ou alugar um imóvel não é uma decisão fácil e nem rápida, é preciso levar muitas coisas em consideração. A seguir confira algumas dicas para você se livrar desse dilema.

Quando um dentista ou outro profissional da saúde decide montar seu próprio consultório questões importantes começam a fazer parte do seu trabalho. Se antes ele precisava lidar com a saúde de seus pacientes agora ele também é um empresário e, por isso, precisa lidar com responsabilidades que vão além do consultório.

Uma das questões que mais causam dúvidas e preocupação é a escolha de  alugar ou comprar o imóvel para o consultório. Para alguns comprar é investimento e segurança enquanto o aluguel é um gasto que poderia deixar de existir no orçamento. Já para outros manter-se no aluguel é deixar a oportunidade de expansão em aberto sem comprometer boa parte do dinheiro da clínica.

 

Separando as finanças

Ao considerar a compra do imóvel onde está localizado seu consultório é preciso, antes de qualquer coisa, separar as suas finanças pessoais das finanças do seu negócio. Essa divisão é necessária porque a sua decisão pode mudar  dependendo da perspectiva. 

Do ponto de vista das suas finanças pessoais, comprar um imóvel que tem um bom potencial de investimento é sempre um bom negócio. É importante ressaltar que potencial de valorização e o histórico de valorização não são a mesma coisa. 

Com relação às finanças do seu negócio, é preciso analisar se o seu consultório está gerando dinheiro o suficiente para que você compre o imóvel e garanta as reservas necessárias para mantê-lo funcionando em momentos de crise, como os que estamos vivendo agora. Caso contrário, alugar é a melhor opção. 

Como tudo na vida existem os prós e os contras de uma decisão. Pense da seguinte forma: um paciente resolveu pesquisar na internet implante dentario preco. Se ele fez essa procura é porque ele precisa do tratamento, obviamente, mas além da necessidade a questão de quanto custa um implante dentario e o risco de problemas que façam o tratamento não dar certo o fazem ficar inseguro. Seja como for, ele não  tem por onde fugir, vai precisar desembolsar o dinheiro e fazer o implante. 

O mesmo pode ser dito sobre o imóvel, dependendo do tamanho da sua empresa e das condições de seu orçamento, alugar ou comprar é uma decisão inevitável. 

Quando é melhor alugar

Essa é uma boa opção especialmente para dentistas em início de carreira ou que estão montando um consultório próprio pela primeira vez. Um dos motivos é que esses profissionais ainda não tem muitos pacientes fixos. Por esse motivo, ainda não é possível determinar se aquela localização é a melhor para o perfil de seus pacientes. 

O aluguel também é uma alternativa mais flexível, já que existe a possibilidade de seu consultório crescer, ganhar mais pacientes, adquirir novos equipamentos ou um outro dentista integrar-se a sua equipe. Nesse caso, será necessário a mudança para um espaço maior. 

Além disso,  novos tratamentos, tecnologias e materiais surgem a todo o momento, seja com relação ao procedimento de implante dentario, novas formas de clarear o dente ou realizar panorâmicas, por exemplo. Você precisa se manter antenado porque essas novidades podem ser o diferencial para ganhar novos clientes. 

Sendo assim, ao optar pelo aluguel você terá mais espaço no orçamento para dedicar o seu capital às melhorias no serviço oferecido. 

Vantagens 

  • O locatário não é responsável pelos custos com documentação, impostos e manutenções no prédio.;
  • Flexibilidade no encerramento do contrato em casos de mudança de locação;
  • Possibilidade de dividir o aluguel com outros colegas (a sublocação precisa estar prevista no contrato com o locador);

Desvantagens 

  • O locatário não tem autonomia para realizar reformas. Sendo assim, é mais difícil fazer adaptações para os pacientes e equipamento;
  • O preço do aluguel é reajustado anualmente. Essa variação precisa estar prevista no orçamento; 
  • O locador pode pedir a desocupação do imóvel ao final do contrário, por isso, o locatário corre o risco de precisar se mudar às pressas.

Quando é melhor comprar

Paras os dentistas já estabilizados na profissão contar com um imóvel próprio pode ser a segurança financeira e o investimento de que precisam. Por contarem com anos de experiência e uma clientela consolidada eles já sabem quais as melhores localizações para se estabelecer um consultório odontológico e atrair o seu tipo de público. 

Uma das comodidades de ser ter um imóvel próprio é que você poderá usá-lo como quiser. Não há impedimentos contratuais para adaptar o imóvel de acordo com as  necessidades de seus clientes e as instalações de novos equipamentos. 

Vantagens 

  • O imóvel é um ativo da sua empresa, você pode vendê-lo ou alugá-lo em um momento de crise ou caso precise se mudar para outro espaço. O dinheiro vindo dele se torna um investimento para melhorias no atendimento;
  • O imóvel é um investimento a longo prazo, dependendo de onde estiver localizado e das melhorias feitas nele, ele tenderá a se valorizar com o tempo. 

Desvantagens 

Ao comprar um imóvel você estará fazendo um investimento, mas também comprometendo parte de seu orçamento. Dessa forma, o valor gasto com um financiamento ou compra à vista pode ser maior do que o aluguel. Se o seu consultório for muito recente esse investimento arrisca-se a  não valer a pena. 

Além disso, comprar um imóvel pode comprometer os planos de expansão, qualquer que seja o tamanho e o tempo de funcionamento da sua clínica. 

Deu para saber que existem uma infinidade de considerações a serem feitas antes de alugar ou comprar um imóvel. Seja qual for o seu objetivo dedique-se a estudar e planejar muito.

Antes de fazer um tratamento de clareamento dentário com você o seu paciente provavelmente pesquisa por “clareamento dental preco”, por exemplo, para saber todas as opções que tem e escolher a melhor. Bom, faça como ele. 

Não se apresse, coloque todas as suas opções na mesa e trace um objetivo a longo prazo, analise o capital que você tem disponível e os possíveis cenários. 

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

Receba novidades e promoções

Deixe seus dados abaixo. Enviaremos novidades e oportunidades de negócio em primeira mão para você.