8 dicas de decoração para imóveis pequenos

Atualmente, os imóveis estão ficando cada vez menores. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para você adaptar a sua vida a eles.

Segundo dados publicados pela Secovi -SP (sindicato do setor imobiliário) o tamanho médio dos apartamentos diminuiu cerca de 27% na última década. 

Em 2019 os apartamento mais compactos, ou seja, com menos de 45 m² , foram os mais populares. Esse tipo de imóvel correspondeu a 60% das vendas e lançamentos entre janeiro e agosto do ano passado. 

Esses números ilustram  uma tendência das grandes cidades: ambientes cada vez mais enxutos. Diante desse cenário a área de decoração veio com soluções para aproveitar ao máximo cada espaço desses imóveis. 

A seguir, confira algumas dicas indispensáveis para otimizar espaços pequenos.

 

1 . Ambientes integrados 

Uma solução muito boa para quem precisa de mais espaço é apostar em ambientes integrados. Você pode optar por derrubar algumas paredes, por exemplo. 

Caso você não tenha comprado o imóvel na planta, uma alternativa é verificar o manual do morador ou pedir o auxílio de um arquiteto para prevenir possíveis problemas com a estrutura da construção. 

Uma opção popular quando se trata da integração de ambientes é fazer uma cozinha americana. Aqui, você pode interligar esse espaço com a sala de estar derrubando a parede parcialmente para construir um balcão ou demolindo-a totalmente e colocar uma ilha no meio da cozinha. 

 

2 . Escolha as cores certas

Quando um imóvel é muito pequeno, mas não há a possibilidade de fazer reformas para abrir espaço, uma boa alternativa é focar nas cores das paredes. 

Isso porque, as cores mais claras, nesse caso, passam a percepção de amplitude, pois rebatem a luz natural que vem das janelas. 

Sendo assim, ao optar por tons pastéis, será como um apartamento de cerca de 40m² tivesse sido reformado apenas com a mudança na pintura.

Exemplificando

Para você ter uma ideia,  vale uma analogia com a odontologia:

Pense que você é um paciente que não estão feliz com o seu sorriso. Por isso, começa a pesquisar na internet por termos como aparelho invisível preço e chega a conclusão de que alinhar os dentes não é a solução de que procura.

Então, você vai a um dentista e ele te diz que com um simples clareamento dental com moldeira a estética dos seus dentes vai mudar completamente. Após o tratamento você finalmente consegue o sorriso dos sonhos sem precisar de muito. 

Com a escolha das cores é a mesma lógica. Para deixar o seu imóvel mais amplo não é preciso, necessariamente, grande reformas. 

 

3. Cores escuras e coloridas

Se você gosta de cores mais escuras não é preciso abrir mão delas na decoração do seu imóvel. Se usadas com moderação, elas podem ser uma ótima solução para ambientes pequenos. 

Para isso, use-as de forma estratégica. Se o seu objetivo é dar profundidade à um cômodo ou deixá-lo mais aconchegante, pinte a parede que fica atrás da cama ou do sofá, por exemplo. 

No caso de tons mais coloridos, opte por incluí-los na decoração com objetos, como quadros e almofadas. Assim, você cria pontos de destaque no cômodo.

 

4. Espelhos

Um recurso certeiro para quem não pode ou não quer fazer muita bagunça derrubando e pintando paredes é o uso de espelhos.

Ele pode ser colocado em alguns pontos estratégicos, como ao lado da mesa de jantar, acima da cabeceira ou nas portas dos armários. 

Esse recurso dá ao ambiente mais amplitude, melhora a iluminação e cria pontos de interesse. Além de ser uma opção refinada para a decoração. 

 

5. Nichos, prateleiras e móveis aéreos

Muitas vezes temos objetos que queremos guardar, mas falta espaço para isso. Nesses casos, a saída é aproveitar o que um imóvel pequeno mais tem, ou seja, as paredes! 

Com o uso de nichos, prateleiras e de móveis aéreos você organiza o cômodo sem precisar ocupar muito espaço. 

 

6. Móveis planejados

Optar por um mobiliário planejado é primordial para otimizar o seu cômodo. Isso porque, móveis desse tipo irão atender melhor às suas necessidades sem ocupar espaços de forma desnecessária. 

Para isso, dê preferência para móveis versáteis, que têm mais de uma funcionalidade. 

Alguns exemplos são: 

  • Cama box;
  • Mesas e banquetas com baú;
  • Forno microondas;
  • Torneira com filtro embutido;
  • Entre outros; 

 

7. Menos é mais 

Em espaços pequenos o exagero deve ser deixado da porta para fora. A decoração deve ser o mais sucinta possível. 

Por isso, tome cuidado na hora de escolher a decoração para não deixar o ambiente poluído visualmente e, assim, menor.

Escolha texturas e tons neutros ou que sejam parecidos. Além disso, escolha um único estilo de decoração, pois dessa forma você facilita o trabalho escolhendo poucos móveis e objetos.

Por falar em objetos, nada de apinhar prateleiras e mesas com muitas coisas. O ideal aqui é que você escolha algumas poucas peças chave que representem a sua personalidade. 

 

8 . Portas de correr

Alguns imóveis são tão pequenos que praticamente não há espaço para abrir portas. Nesses casos, é vantajoso escolher modelos de portas de correr, tanto para a entrada dos cômodos quanto nos armários.

Outra funcionalidade desse tipo de porta é utilizá-la como divisória de ambientes, como salas e cozinhas. 

 

Não há limites para a criatividade 

Com esse conteúdo deu para perceber que por mais pequenos que sejam os imóveis modernos são fontes profundas de novas ideias.

 Por meio de soluções de decoração simples é possível deixar o seu pequeno apartamento ou casa mais funcional e, até, maior. 

As dicas acima são só alguns exemplos. Lembre-se que quando se trata de decoração novas ideias estão sempre surgindo. Você irá perceber que há algumas solução que nem imaginávamos serem possíveis. 

Para destacar ainda mais essa ideia iremos voltar ao exemplo odontológico anterior: 

Quando pensamos em implantes dentários, achamos que há apenas um tipo existente. Entretanto, se estudarmos mais a fundo sobre o assunto descobriremos que há um tipo de implante dentário para cada necessidade e outras opções surgindo a todo o momento graças à tecnologia. 

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

Receba novidades e promoções

Deixe seus dados abaixo. Enviaremos novidades e oportunidades de negócio em primeira mão para você.