Prefeitura de Aparecida inaugura Eixo Norte-Sul 1, que integra região leste e centro

Obra construída é a maior via da cidade, com 13,5 quilômetros de extensão com pista dupla, ciclovia e ciclofaixa

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, lança, nesta terça-feira (29/11), às 19 horas, no Setor Santa Luzia, o Eixo Norte-Sul 1, que integra toda a Região Leste do município ao Centro de Aparecida e ao limite de Goiânia. É a maior avenida de Aparecida, paralela à BR-153, com 13,5 quilômetros de extensão com pista dupla, ciclovia e ciclofaixa. Ao todo, são sete bueiros celulares duplos, uma ponte e 27 quilômetros de pavimentação asfáltica.

Feita com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF) no Brasil, a obra faz parte do Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Córrego Santo Antônio. No total, são US$ 35 milhões em investimentos e contrapartida de igual valor por parte da Prefeitura de Aparecida, em programa que engloba três eixos viários e o Parque Tecnológico Municipal e foi concebido, contratado e executado pela gestão do prefeito Maguito Vilela.

Eixo Norte-Sul 1 que é o maior em extensão é o último a ser inaugurado na cidade. O primeiro entregue à população, em dezembro de 2013, foi o Eixo Norte-Sul 3, que interliga o Centro de Aparecida à Vila Brasília, no limite com Goiânia. O ENS 3 tem 8 quilômetros de extensão e também é uma alternativa ao pesado tráfego da BR-153.

Em setembro deste ano, o prefeito inaugurou o Eixo Norte-Sul 5, que realiza a integração de cinco avenidas e dos setores Bairro Cardoso 1 e 2, Jardim Helvécia, Conjunto Estrela do Sul e Bairro Cidade Vera Cruz 1 e 2. O ENS 5 tem dois acessos à Avenida Rio Verde e três ao Anel Viário.

Já o Parque Tecnológico Municipal abrigará 60 empresas e a receita arrecadada nele será suficiente para o município honrar o custo do financiamento. O edital de chamamento público para as empresas interessadas em se instalar neste centro de tecnologia será lançado no início do próximo ano. “Os eixos estruturantes integraram a cidade de norte a sul, valorizaram os imóveis, atraíram mais empresas e empreendimentos habitacionais. Com certeza, é uma marco no planejamento urbano de Aparecida”, assegura o prefeito Maguito Vilela.

Na avaliação do gerente das obras do programa financiado pela CAF, secretário de Controle Interno, André Luís Rosa, o maior impacto que a população perceberá é a conveniência de se locomover entre Aparecida e Goiânia ou internamente na própria cidade sem precisar passar pela BR-153.

“Os milhares de motoristas que precisam trafegar pela rodovia federal saindo da região leste em direção ao centro de Aparecida agora possuem esta rota alternativa para trafegar de um lado ao outro, sem o tráfego pesado de caminhões e correndo riscos de acidentes graves”, explica. A previsão é que cerca de 20 mil veículos deixarão de trafegar pela rodovia e utilizarão os eixos estruturantes implantados pela Prefeitura de Aparecida.

Toda a extensão do Eixo Norte-Sul 1 é estruturada em uma ponte sobre o córrego Almeida e sete bueiros celulares. Foram implantadas ciclovias e ciclofaixas que fazem parte do projeto de Mobilidade Urbana. As ciclovias ligarão a região leste à noroeste da cidade e a região do setor Vila Brasília ao Pólo Empresarial. As ciclovias terão 35 mil metros de extensão e estão sendo implantadas com recursos do Governo Federal e contrapartida do município no valor total de R$ 64 milhões.

Além de melhorar a mobilidade dos moradores da região do Setor Santa Luzia que necessitam ir ao Centro de Aparecida e que antes do Eixo Norte-Sul 1 só tinha como opção a BR-153 para fazer este trajeto, a nova avenida também será a principal via de acesso ao futuro campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) – em construção – e aos setores industriais DimagDaiag, Parque Industrial vice-presidente José Alencar e All Park Polo Empresarial.

 

Avenida Jataí

A Câmara Municipal decidiu homenagear todos os jataienses que contribuíram com o desenvolvimento de Aparecida e por isso o Eixo Norte-Sul 1 foi batizado de Avenida Jataí. De acordo com o vereador Almeidinha, autor da proposta, é uma forma de reconhecer o trabalho realizado por Maguito Vilela à frente da Prefeitura de Aparecida nos últimos oito anos.

Receba novidades e promoções

Deixe seus dados abaixo. Enviaremos novidades e oportunidades de negócio em primeira mão para você.