Eixo Norte-Sul 01 já beneficia milhares de moradores e motoristas

Com inauguração agendada para o próximo dia 29 de novembro, o Eixo Estruturante Norte-Sul 01 (ENS01) está em fase final de conclusão, com obras apenas nos canteiros centrais da pista, que está praticamente liberada e sinalizada para o tráfego de veículos.

A obra, que tem 13,5 quilômetros de extensão, beneficia milhares de moradores da região leste de Aparecida, como o motociclista Lenilson Fernandes Santos.

“Antes não tinha toda essa ligação entre os bairros e era tudo terra. Agora temos essa pista para locomoção entre os setores, bem estruturada, o que diminuirá a necessidade de trafegar pela BR-153, indo de uma ponta a outra dessa região, pois a rodovia está a cada dia com trânsito mais pesado, devido aos muitos caminhões, e perigoso. São muitos os acidentes que acontecem ali”, pontua Lenilson, morador da Chácara São Pedro.

Todo o trecho que compreende o ENS01, que será denominado de Avenida Jataí, interliga os bairros Jardim Bela Vista – se inicia na Avenida Bela Vista, passa pelo Jardim dos Buritis, Chácara São Pedro, Parque Industrial Vice-presidente José Alencar e chega ao Setor Retiro do Bosque –, portanto, ligará toda a região leste ao Centro de Aparecida de Goiânia, pela Avenida Santana, onde também será construído um viaduto sobre a rodovia.

“Com a liberação total da via, que está praticamente pronta, faltam apenas alguns retoques finais no paisagismo, cerca de seis mil viagens por dia devem deixar de ser realizadas pelo perímetro urbano da BR-153. Esta via tem como objetivo promover mais mobilidade à cidade de Aparecida de Goiânia, interligando seus bairros”, destacou o secretário de Controle Interno, responsável pela fiscalização da obra, André Luis Rosa.

A dona de casa Janiscleia Neres de Souza transitava pela ponte entre os bairros Jardim dos Buritis e Chácara São Pedro. Ela conta que a construção melhorou 100% a vida dos moradores. “Eu faço esse caminho quatro vezes no dia, para levar e buscar meus três filhos na escola, no Jardim dos Buritis. Antes a gente atravessava de um bairro para outro pelo córrego ou pela pinguela. Agora está 100% melhor”, sublinhou a moradora da Chácara São Pedro.

Recursos

Os recursos para a construção do Eixo Norte-Sul 01 e dos outros dois eixos, o ENS 03 e ENS05, já entregues à população, foram de empréstimo contraído com a Corporação Andina de Fomento (Banco Andino), no valor de R$ 70 milhões, e contrapartida do município. Os três eixos fazem parte do Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio.

O Eixo Norte-Sul 01 é dotado também de ciclovias e ciclofaixas em toda a sua extensão, para proporcionar mais mobilidade ao trabalhador, principalmente os que trabalham nos quatro polos industriais instalados na região leste, como Dimag, Daiag, Polo Industrial José Alencar e Polo de Reciclagem. Além disso, também beneficiará os polos privados e novos empreendimentos que serão implantados na região, como o campus da UFG e o aeroporto.

Avenida Jataí

Projeto de lei do vereador Almeidinha (PMDB), o nome do Eixo Norte-Sul 01 será Avenida Jataí. Segundo o vereador, ao apresentar o projeto e este ser aprovado pelos demais parlamentares, o objetivo é homenagear a cidade natal do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, “que tanto fez pela cidade, a transformando em uma das melhores cidades do interior do País e também alavancando o nome de Aparecida pelo Brasil.” (Daniela Ribeiro)

Receba novidades e promoções

Deixe seus dados abaixo. Enviaremos novidades e oportunidades de negócio em primeira mão para você.