Construção civil adota plataforma digital que integra projetos

Sistema permite olhar global sobre o planejamento da obra e otimiza tempo.

Os projetos que envolvem uma obra reunidos dão dimensão do todo e reduzem possibilidades de equívocos. Para a construção civil, que sentiu fortemente a crise econômica, poder evitar falhas construtivas,economizar tempo e dinheiro não é nada mal. Com isso , depois de países da Europa , Ásia e Estados Unidos, a adoção da plataforma digital Building Information Modeling (BIM) começa a ganhar força no Brasil para a melhoria de processos.

Em Goiás , um dos primeiros empreendimentos concebidos com essa tecnologia, o B&B Business, foi entregue semana passada em Aparecida de Goiânia. “Serve de inspiração para criar ambientes mais colaborativos e o momento atual não impede de continuar investindo em inovação”, pontua o engenheiro civil do departamento de planeamento da Innovar, Romeu Neiva Neto.
Sobre a experiencia de usar a tecnologia, ele explica que com o empreendimento pioneiro da construtora um dos maiores benefícios foi tornar o projeto mais evidente para todos os envolvidos. “Conseguimos antecipar o que aconteceria na obra na etapa de projeto. Só isso é um beneficio grande”, cita ao ressaltar que quando há falhas em algo que não conseguiu ser identificado antes há gastos extras, da mão de obra à logística.

A ferramenta traz, além de maquete em três dimensões, a reunião de informações e análise para possibilitar planejamento. O que chamam de conceito BIM vai além de um software, como explica, pois tem de ser absorvido por todos envolvidos, inclusive por fornecedores. No Sindicato da industria da construção civil (Sinduscon), há o movimento nacional para capacitação além da teoria para ampliar a experiência com a tecnologia.

Depois de Finalizado, a modelagem tambem pode auxiliar quem for usar o prédio no momento de uma manutenção, por exemplo. O diretor de operações e projetos da “Mol!” engenharia, Jorge Luiz Rodrigues da Silva, pontua que a representação virtual otimiza, mas não é a única saída.

Fonte: jornal O Popular

Receba novidades e promoções

Deixe seus dados abaixo. Enviaremos novidades e oportunidades de negócio em primeira mão para você.